Desafios e motivação
O Plano Nacional de Investimentos 2030 identificou, para o sistema marítimo-portuário nacional, oito programas e projetos cujo o valor total de investimento ascende aos 2.488 M€ naquela que é uma clara oportunidade de desenvolvimento ao nível do setor portuário no nosso país.
Sendo um setor com uma “importância crucial” para a economia e a sociedade portuguesa conforme reconheceu recentemente, a Autoridade da Concorrência (AdC), os portos contribuem direta e indiretamente para uma relevante fatia na criação de emprego, mas não só…
Com um crescimento sustentado nos últimos anos que acompanhou os valores globais, – em 2017 o transporte marítimo cresceu mais de 4% a nível mundial, segundo a AdC – o mercado concorrencial obriga a uma gestão dos portos cada vez mais rigorosa e eficaz. Uma gestão portuária que tire claro partido dos dados e os transforme em negócio, por via de um investimento forte em tecnologias de informação e na modernização e transformação digital.
Nos portos geram-se complexas redes de troca de informação que integram diferentes interlocutores, como operadores dos terminais, autoridades marítimas, empresas de logística e transportes, entre tantos outros, com necessidade de trocarem entre si dados, e acederem a informação em tempo real. A implementação de um sistema de Business Intelligence Portuário eficaz, torna-se assim fundamental.
Sendo os dados a mais valia dos tempos modernos, e assumindo-se que são produzidos a ritmos cada vez mais vertiginosos e de forma não estruturada, estes tendem a encontrar-se cada vez mais dispersos e menos acessíveis no imediato; isto, embora os tempos de resposta – por via do mercado concorrencial – sejam cada vez mais apertados.
A esta realidade, associa-se uma outra relacionada com a necessidade crescente de controlo, reporting e estatística, quer por imperativos legislativos, quer do próprio negócio, sob pena deste poder vir a sofrer um forte revés face à concorrência.
A inteligência está nos dados
A solução a todas estas problemáticas pode muito bem passar pela adoção de um eficiente sistema de Business Intelligence e estatística adaptado às necessidades do setor portuário. Na realidade, este é um setor que se tem direcionado cada vez mais para a modernização, tirando partido das novas plataformas tecnológicas.
Embora esta indústria possa ser vista ainda como conservadora, a verdade é que tem muito por onde crescer e espaço de manobra para se assumir também como uma importante indústria “do” e “com” futuro.
Nos portos geram-se complexas redes de troca de informação que integram diferentes interlocutores, como operadores dos terminais, autoridades marítimas e de fronteiras e armadores, mas também empresas de logística, despachantes, transitários, transportadores entre tantos outros, com necessidade de trocarem entre si dados e acederem a informação em tempo real.
A Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS), optou por uma solução desenhada para responder a necessidades estatísticas ao nível dos KPIs e de reporting, quer interno quer também externo.
Exige-se a este alargado conjunto de stakeholders cada vez mais a adotar tecnologias de ponta com capacidade de resposta às suas necessidades.
No caso específico das Administrações Portuárias, por exemplo, estas vêem-se hoje em dia confrontadas com desafios no âmbito da gestão de informação e do conhecimento, relacionadas com:
- Maior complexidade e abrangência dos domínios de atuação;
- Novas competências e atribuições;
- Necessidades de análise e reporting dinâmicas, adaptáveis aos vários níveis de decisão;
- Mitigar os riscos associados à qualidade dos dados ao produzir informação em tempos de resposta apertados para uma multiplicidade de solicitações e formatos;
- Cada vez mais a necessidade de informação em tempo real para dar suporte a decisões de negócio atempadas;
- Necessidade de controlar aspetos específicos associados ao funcionamento interno;
- Necessidade de maior rigor orçamental.
A implementação de um eficaz sistema de Business Intelligence Portuário vem ajudar a otimizar este tipo de situações, permitindo transformar dados em conhecimento com elevados níveis de qualidade.
Tecnologia para o setor portuário: Uma solução standard, mas à medida das necessidades
E, se ainda não percebeu porque precisa de uma solução de Business Intelligence Portuário, então descubra connosco porque a deve adotar e o potencial que a mesma oferece.
Com a solução de BI da Fordesi, os clientes ganham uma maior e melhor capacidade de análise, capacidade de controlo e monitorização de dados relevantes existentes na organização e, neste caso específico, na administração dos portos marítimos.
Trata-se de um sistema desenhado a pensar nas necessidades estatísticas dos portos nacionais, assegurando KPIs e reporting interno e externo altamente preciso.
Mesmo no caso de informação não estruturada, a solução de BI portuário permite um trabalho de maior qualidade garantindo:
- Normalização dos processos de produção de estatística por via do uso de um modelo de datawarehouse;
- Automatização da recolha e disponibilização da informação da JUP, ERP, CRM, HR ou outros sistemas fonte;
- Disponibilização de mecanismos automáticos para controlo da qualidade dos dados;
- Personalização de dashboards e análises de informação até ao seu detalhe, em drill down e drill up;
- Geração de alertas de desempenho sobre os indicadores.
A plataforma de BI é um sistema web implementado sobre um datawarehouse escalável produzido com tecnologias e base de dados analíticas da Microsoft.
Contas feitas, o Business Intelligence Portuário traz claras vantagens ao negócio de um sector que se quer cada vez mais virado para o futuro e pronto a responder, rápida e eficazmente, aos desafios de um mercado aberto ao mundo.
Um exemplo prático
Esta realidade foi já percecionada pelo Porto de Setúbal, cliente da Fordesi, onde foi implementado o sistema de Business Intelligence Portuário. Nesse sentido, a Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) optou por uma solução desenhada para responder a necessidades estatísticas ao nível dos KPIs e de reporting quer interno quer também externo.
A solução implementada está centrada no conceito de Estatística Operacional e integrada com a JUP II, destacando-se tudo o que é:
- Suporte à Gestão Portuária com indicadores de gestão e respetivas dimensões de análise que caracterizam os Portos e a atividade de uma Autoridade Portuária;
- Automatização da recolha e disponibilização da informação da JUP II;
- Produção de outputs oficiais para entidades como o INE, AMT, RES, SNIERPA, Port State Control ou SOR;
- Fornecer dados operacionais a todas às Direções da APSS usando Mapas de Produção e KPIs de Gestão pré-definidos de forma automatizada;
- Disponibilização de mapas e indicadores pré-definidos de forma automática…
…entre outras funcionalidades já mencionadas.
No final das contas
Exige-se aos portos uma constante melhoria da produtividade, eficiência operacional e da qualidade dos serviços prestados às comunidades, a custos controlados. Só assim os restantes stakeholders olham para cada porto como um efetivo parceiro de negócio, permitindo-lhes competir no mercado internacional. As denominadas iniciativas “smart port” não são mais do que programas que fomentam o recurso à tecnologia em portos de referência como Singapura, Shangai ou Hong Kong, e que se pedem também para os portos portugueses.
A disponibilização de serviços mais inteligentes e abertos permitem dar um importante passo em frente, transformando os portos em verdadeiros hubs não apenas ao nível de pessoas e mercadorias, mas também de informação.
Neste âmbito, e independentemente do sector de que falemos, a modernização tecnológica é um caminho de sentido único. No caso dos portos, as plataformas de Business Intelligence assumem-se como uma importante ferramenta de trabalho, sem a qual dificilmente será possível avançar por entre a concorrência que se assume sem fronteiras.
Se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre a nossa oferta, entre em contacto.