Lisboa, 18 de setembro de 2019 – A Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) implementou uma Solução de Estatística e Business Intelligence da Fordesi que permitiu uma maior capacidade de análise, controlo e monitorização sobre todos os dados existentes na organização.
A APSS necessitava de dar resposta a necessidades estatísticas específicas em termos de KPIs e reporting interno e externo. Para fazer face a estas necessidades, até porque muitos dos dados encontravam-se dispersos por vários departamentos, a APSS optou pela solução de Business Intelligence Portuário da Fordesi.
A solução está focada na Estatística Operacional e tem como fonte de dados preferencial a Janela Única Portuária (JUPII). Entre as maiores vantagens da solução implementada, contam-se:
- Suporte à Gestão Portuária com indicadores de gestão e respetivas dimensões de análise que caracterizam os Portos e a atividade de uma Autoridade Portuária;
- Automatização, recolha e disponibilização da informação produzida na JUPII;
- Produção de outputs estatísticos oficiais: INE, AMT, RES, SNIERPA, Port State Control, SOR, nos formatos de destino;
- Normalização dos processos de produção de estatística por via do uso de um modelo de data warehouse;
- Fornecer dados operacionais a todas as Direções da APSS usando Mapas de Produção e KPIs de Gestão pré-definidos de forma automatizada;
- Disponibilização de mecanismos automáticos para controlo de qualidade dos dados;
A plataforma de BI é um sistema web implementado sobre um data warehouse produzido com tecnologias e base de dados analíticas da Microsoft, fazendo a integração a JUPII da APSS, automatizando os processos de recolha, limpeza e consolidação dos dados em staging e o cálculo de KPIs em múltiplas dimensões.
Os dados são disponibilizados num único portal web, que controla e integra toda a disponibilização dos dados nos vários formatos disponíveis.
Com esta implementação, a APSS ganhou uma maior capacidade de análise, controlo e monitorização sobre todos os dados existentes na organização. O novo sistema foi desenhado especialmente para responder às necessidades estatísticas dos portos portugueses em termos de KPIs e reporting interno e externo.
A plataforma possui atualmente implementados outputs estruturados de acordo com a estratégia da APSS com 30 Mapas de Indicadores, cinco Extratos de Informação detalhada, um Mapa para Consulta Externa (Mapas no site da APSS) que estão disponíveis para cinco Direções e para o Gabinete de Estatística e a à Administração.
A solução foi desenhada de forma a poder escalar, para receber novas funcionalidades, ligar a novas fontes de dados e implementar novas perspetivas de informação, tudo isto de uma forma estruturada e alinhada com a estratégia de informação e IT da APSS.
“O desenvolvimento desta ferramenta permitiu ganhos efetivos de eficiência e fiabilidade nos resultados obtidos, assumindo-se como um instrumento inovador e de excelência no tratamento e produção da informação estatística, numa perspetiva de evolução futura”, sustenta Joana Coelho, responsável pela área da Estatística da APSS.