A capacidade dos sistemas em criar redes de redes ou, respeitando a semântica mais comum, sistemas de sistemas, enfatiza uma abordagem absolutamente inovadora – “Conferir” inteligência e capacidade de comunicação a dispositivos, impulsionando a capacidade operacional e a eficiência de sistemas integrados, o aumento dos automatismos e da capacidade de monitorização.
Contudo, esta abordagem só é viável se existir um framework global que, conceptualmente, permita reduzir os custos de setup, tornando viável o seu aproveitamento e especialização subsectorial – Concretamente, a experiência da FORDESI evidencia que os custos de setup para a implementação do conceito IoT ao Sector da Logística podem representar uma barreira significativa. Com o estabelecimento do framework global, são criadas as condições de base para que este conceito seja implementado em vários domínios do Sector da Logística, minimizando os custos de Setup.
Neste cenário de novos segmentos emergentes de serviços logísticos e de transportes, em que os mercados estão ainda muito fragmentados, com atores de múltiplas origens e dimensões, verifica-se também uma dispersão e fragmentação dos sistemas existentes para a gestão, coordenação de cadeias logísticas e de transportes e também para a comercialização destes serviços.
Assim, é comum para uma mesma cadeia logística e/ou de transportes estarem envolvidos na gestão das operações e processo, sistemas como:
- Bolsas de fretes / plataformas de comércio eletrónico de serviços
- Sistemas de SCM
- Sistemas de gestão de transportes
- Sistemas proprietários de gestão porta-a-porta de grandes operadores
- Port Community Systems
- Sistemas de Gestão de Cadeias Logísticas
- Sistemas de Gestão de plataformas logísticas
- Sistemas de gestão portuários
O sector dos transportes é um espaço onde no futuro se irá desenvolver um novo mercado de soluções de transporte que poderá revolucionar a atual organização e forma de trabalhar neste sector, com vantagens para o sistema de transporte a nível de:
- Eficiência do sistema de transporte;
- Redução dos impactos ambientais, facilitando a utilização das soluções com menores emissões (Este pode e deve ser um critério de pesquisa);
- Maior transparência da oferta.