Os Institutos de Investigação e Laboratórios do Estado cuja missão incide no desenvolvimento de atividades avançadas de investigação em domínios específicos (energia, geologia, segurança de estruturas, materiais, processos de produção, telecomunicações, etc.) necessitam de que as suas ferramentas de gestão estejam alinhadas com a suas atividades que abarcam a investigação, emissão de certificações, apoio ao tecido empresarial, prestação de serviços e representação do Estado e do País. A conjugação destas atividades abarca os seguintes desafios:
- Gestão integrada das várias tipologias de projeto, equipas, execução material, financiamentos, contratação, documentação e disseminação dos resultados;
- Agilização e simplificação de processos administrativos e financeiros, introduzindo uma lógica de workflows e automatização, distribuição, e desmaterialização dos processos e da gestão documental;
- Rigor na gestão dos processos de despesa com controlo orçamental e cabimentação;
- Adaptação a mudanças orgânicas, de legislação e relacionamento com outros organismos;
- Facilitação de ações de promoção e disseminação do trabalho realizado.