- Aumentar a qualidade do serviço por via do fortalecimento das ligações e serviços entre os operadores da cadeia logística, nomeadamente a ligação com os clientes, aos seus transportadores e motoristas:
- Disponibilizar serviços online às transportadoras para otimizar os processos logísticos entre os motoristas e os terminais;
- Disponibilizar serviços mobile aos motoristas permitindo gestão dos fretes com a sua transportadora e a verificação on-line do estado das autorizações para entrada e saída de mercadoria dos terminais;
- Permitir às transportadoras e aos motoristas fazer self-check-in nos terminais.
- Aumentar a capacidade de gestão de portarias rodoviárias por via do uso de processos e tecnologias inovadoras:
- Implementar portarias rodoviárias self-service non-stop evitando tempos de espera e congestionamentos nas estradas principais;
- Minimizar os tempos de gate-in, evitando o parqueamento e a saída dos motoristas dos seus veículos;
- Desmaterializar todo processo de atendimento: autorização de entrada e saída para mercadorias, viatura e motorista, assim como toda a documentação necessária ao processo logístico e alfandegário;
- Aumentar a segurança utilizando tecnologia OCR e LPR para identificação dos veículos e cartões físicos e/ou virtuais para identificação dos motoristas;
Desafios e Motivação
Porquê um Sistema de Gestão de Portarias Rodoviárias?
- Aumento da eficiência operacional das portarias e o seu grau de automatização;
- Diminuição dos tempos de atendimento mantendo o controlo e segurança;
- Diminuição da intervenção humana no controlo e segurança;
- Rapidez no atendimento, diminuição dos tempos de entrada e saída e dos tempos de estadia dos camiões, por via da desmaterialização total de processos e documentação;
- Aplicação mobile com funcionamento offline que permite realizar o atendimento em contingência de veículos em caso de falha no sistema central.
- Segurança e Controlo de acessos;
- Identificação de motoristas por cartão RFID ou Cartão Único Portuário (CUP);
- Controlo em tempo real de pessoas e veículos (ISPS);
- Atendimento automatizado, integrado com autorizações de entrega e levante;
- Integração com sistemas de parceiros;
- Atendimento com self-service para motoristas;
- Sistema integrado de pesagens com ligação às básculas, sensores e meios de pagamentos;
- Verificação automática e centralizada de autorizações, quantidades e saldos (granéis e carga geral);
- Gestão de tráfego e filas de espera;
- Integração com soluções de hardware, nomeadamente:
- Cartões de proximidade RFID;
- Pórtico OCR para identificação de matrículas e mercadoria contentorizada;
- Painéis de mensagens para gestão de vias;
- Caixas de diálogo para self gate-in e gate-out;
- Quiosques para self-check-in de motoristas;
- Cancelas automáticas, semáforos e sensores de posição e/ou espiras de presença de veículo;
- Controladores de básculas de pesagem.
- Desmaterialização da documentação;
- Portal Web para gestão de todo o sistema;
- Aplicações mobile para smartphones ou PDA.
- Benefícios
-
- Aumento da eficiência operacional das portarias e o seu grau de automatização;
- Diminuição dos tempos de atendimento mantendo o controlo e segurança;
- Diminuição da intervenção humana no controlo e segurança;
- Rapidez no atendimento, diminuição dos tempos de entrada e saída e dos tempos de estadia dos camiões, por via da desmaterialização total de processos e documentação;
- Aplicação mobile com funcionamento offline que permite realizar o atendimento em contingência de veículos em caso de falha no sistema central.
- Solução
-
- Segurança e Controlo de acessos;
- Identificação de motoristas por cartão RFID ou Cartão Único Portuário (CUP);
- Controlo em tempo real de pessoas e veículos (ISPS);
- Atendimento automatizado, integrado com autorizações de entrega e levante;
- Integração com sistemas de parceiros;
- Atendimento com self-service para motoristas;
- Sistema integrado de pesagens com ligação às básculas, sensores e meios de pagamentos;
- Verificação automática e centralizada de autorizações, quantidades e saldos (granéis e carga geral);
- Gestão de tráfego e filas de espera;
- Integração com soluções de hardware, nomeadamente:
- Cartões de proximidade RFID;
- Pórtico OCR para identificação de matrículas e mercadoria contentorizada;
- Painéis de mensagens para gestão de vias;
- Caixas de diálogo para self gate-in e gate-out;
- Quiosques para self-check-in de motoristas;
- Cancelas automáticas, semáforos e sensores de posição e/ou espiras de presença de veículo;
- Controladores de básculas de pesagem.
- Desmaterialização da documentação;
- Portal Web para gestão de todo o sistema;
- Aplicações mobile para smartphones ou PDA.
Clientes com a solução de Gestão de Portarias Rodoviárias da FORDESI:
- Portaria Única do Porto de Leixões – Porto de Leixões
- I.P. – Terminal de Ferroviário de Mercadorias da Bobadela
- I.P. – Terminal de Ferroviário de Mercadorias de Leixões
- Silopor Trafaria – Porto de Lisboa
- Silopor Beato – Porto de Lisboa
- Silos de Leixões – Porto de Leixões
- Porto de Luanda – Sistema de Controlo de Portarias Portuárias
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